Em Vale Vêneto

Lazer e empreendimento marcam a abertura 1° Encontro Brasileiro de Geoparques

Lazer e empreendimento marcam a abertura  1° Encontro Brasileiro de Geoparques

Fotos: Eduardo Ramos (Diário)

Neste domingo (4), ocorreu a abertura do 1° Encontro Brasileiro de Geoparques, em Vale Vêneto, em que os Geoparques Mundiais da Unesco Quarta Colônia e Caçapava receberam autoridades estaduais, regionais e representantes de outros geoparques nacionais – o objetivo do evento é construir conexões. 


Antes da abertura solene, a comunidade aproveitou o dia de sol no Largo da Sociedade Agrícola Cultural e Esportiva de Vale Vêneto (Sace), com música ao vivo e uma feira com produtos de parceiros dos geoparques da região. A programação ainda continua nesta segunda (5). 


Patrícia Freitas, 43 anos, Chefe da Subdivisão de Geoparques da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), indica que, além de ser um momento de trocar experiências com os projetos e territórios por todo o Brasil, o encontro é, também, uma buscar por apoio para investimentos e infraestrutura. 


– Cada um dos geoparques já têm bem delimitado as aplicações de investimento. Caçapava, por exemplo, busca ter a sede do Centro Interpretativo (sede do Geoparque) nos próximos quatro anos. Esta é a prioridade agora – comenta Patrícia. 


Empreendimentos locais

Para receber as autoridades e interagir com a comunidade, a organização pensou na geofeira, local que é exposto os produtos feitos pelos artesãos dos geoparques da região. Conforme Patrícis, estavam presentes 12 expositores de produtos relacionados à temática. 


Mara Margarete Dumke; 37 anos; empreendedora na Mara Marquilhas mostra feliz seus biscoitos com massa de mel. O que chama atenção mesmo é a cor e o formato, principalmente, de crianças.  

– O meu município (Agudo) abriu edital mais ou menos a um ano e meio para quem quisesse participar do projeto com os produtos, e eu me inscrevi. Há um tempo eu faço bolachas de todas as formas, mas, em especial, a de dinossauros. 


Melhorias para o turismo 

Quem saiu de Santa Maria para passar o domingo na geofeira foi o grupo de Maria Estela Bortoluzee, funcionária pública que no seu tempo livre está com o grupo Andantes. 


– Fazemos trilha na Quarta Colônia, Silveira Martins, Ivorá, várias, vamos explorando. Geralmente, estamos presentes nestes eventos – conta Maria Estela.

Para Jacinta Pivetta Vizzotto, responsável técnica do Museu do Imigrante Italiano Eduardo Marcuzzo, um dos parceiros geoparque, algumas coisas precisam melhorar para que cada vez mais pessoas como Maria Estela e seu grupo circulem na região. 

– A dificuldade com o sinal telefônico e a ausência de asfalto é um dos pontos que dificulta bastante. Estas questões estruturais preocupam, e precisam de atenção – salienta Jacinta. 


Agenda de segunda (5 de junho), na UFSM

  • 9h - Práticas sustentáveis em territórios de Geoparques Mundiais da Unesco: Geoparque Aspirante Quarta Colônia e Geoparque Aspirante Caçapava
  • 10h - Intervalo
  • 10h30min - Práticas sustentáveis em territórios de Geoparques Mundiais da Unesco: Geoparque Seridó, Geoparque Araripe e Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul
  • 12h - Almoço
  • 13h30min - Sala A: Encontro de prefeitos e autoridades de territórios de Geoparques Mundiais da Unesco
  • 13h30min - Sala B: Discussão sobre a criação da Comissão Nacional de Geoparques e da Rede Brasileira de Geoparques Mundiais da Unesco
  • 19h - Conferência com José Luis Palácio Prieto, representante do Geoparque Mixteca Alta (México)


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Inscrições para o Enem começam nesta segunda e outras 5 notícias Anterior

Inscrições para o Enem começam nesta segunda e outras 5 notícias

(rascunho ignorar) Próximo

(rascunho ignorar)

Geral